Nutera RP: Terapia avançada no combate ao câncer

O Núcleo de Terapia Avançada de Ribeirão Preto (Nutera RP) faz parte do maior e mais avançado programa de tratamento contra o câncer da América Latina. Junto à unidade de São Paulo, os dois centros terão capacidade de atender mais de 300 pacientes por ano com a nova tecnologia CAR-T (receptor quimérico de antígeno, em tradução livre da sigla em inglês).

A pesquisa no combate ao câncer com células CAR-T já tratou 20 pacientes com leucemia linfoide aguda de células B (LLA) ou linfoma não-Hodgkin de células B refratários, com uso compassivo, e os resultados são muito superiores às terapias convencionais. O objetivo agora é desenvolver um produto nacional e disponível para o Sistema Único de Saúde (SUS).

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o relatório de segurança da primeira fase do Estudo Clínico CARTHEDRALL, com a terapia celular produzida no Hemocentro de Ribeirão Preto em parceria com o Instituto Butantan, e autorizou a progressão para a segunda etapa.

O Estudo Clínico, financiado pelo Ministério da Saúde por meio do Programa para o Desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde (PROCIS), visa tratar 81 pessoas, em cinco centros de referência brasileiros. O objetivo é verificar a segurança e eficácia das células CAR-T. 

A liberação para a segunda fase do estudo, permite aos centros parceiros, Hospital das Clínicas da FMUSP, Beneficência Portuguesa, Hospital Sírio Libanês, sediados em São Paulo (SP), e Hospital de Clínicas de Campinas da UNICAMP (SP), assim como o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HCFMRP-USP), também recrutar e tratar pacientes a partir de janeiro de 2025.

A fábrica vai produzir a terapia celular CAR-T, que utiliza células de defesa do organismo do próprio paciente oncológico para tratar o câncer de sangue. Entre as vantagens, estão a diminuição das sessões de quimioterapia e a maior chance de remissão total ou parcial da doença.

A infraestrutura do Nutera RP inclui laboratórios de controle de qualidade, salas de criopreservação, salas de produção de vírus, salas limpas de produção de células CAR-T e de preparo de meios e soluções, além de áreas destinadas ao armazenamento do produto final e dos insumos em tanques criogênicos.

O tratamento mais inovador da medicina no Brasil

Podemos considerar o investimento em pesquisa e inovação, nesta indústria, como estratégico para o desenvolvimento e independência do país no setor. Tornando nosso parque fabril relevante e competitivo em relação às nações mais desenvolvidas na produção desses medicamentos e terapias.

O Nutera RP completa a iniciativa de criação de um polo moderno de tratamento contra o câncer de sangue e futuramente contra outros tipos de doenças. Os investimentos já ultrapassam os R$ 200 milhões em infraestrutura, insumos e corpo técnico.

Vantagens da Terapia:

Redução de uso de remédios para dor

Possibilidade de remissão total ou parcial do câncer

Diminuição da necessidade de sessões de quimioterapia

Produção nacional para permitir a inclusão no SUS

Nossa Missão

Apesar do procedimento já ser aplicado em outros países, o maior obstáculo é o custo elevado, que pode chegar até US$ 500 mil por aplicação. Por isso, a implantação feita por órgãos públicos tem como objetivo reduzir ao máximo o custo da terapia no Brasil, promovendo-a em larga escala.

Estágio de desenvolvimento

A terapia celular CAR-T foi desenvolvida no Centro de Terapia Celular (CTC-USP), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) da FAPESP e integrante dos Centros de Pesquisa e Inovação Especiais (Cepix) da USP. O primeiro voluntário do Brasil, que recebeu o tratamento experimental em 2019, alcançou a remissão total de um linfoma em estágio terminal. Outros pacientes que adotaram o tratamento também tiveram remissão.

Como vai funcionar o Estudo Clínico CARTHEDRALL

Rolar para cima