Ecossistema

O Hemocentro de Ribeirão Preto é um centro multidisciplinar que se sustenta em três pilares: pesquisa científica na fronteira do conhecimento, difusão das informações para a sociedade e inovação tecnológica em colaboração com o setor produtivo.

A Instituição tem como um dos principais objetivos transformar a ciência em benefício prático e desenvolver tratamentos inovadores na área da saúde. As atividades de pesquisa estão vinculadas a um extenso programa de pesquisas básicas e clínicas para compreender, isolar, cultivar e usar células como um produto terapêutico.

O Instituto Butantan é o principal produtor de imunobiológicos do Brasil, responsável por grande parte da produção nacional de soros hiperimunes e antígenos vacinais que compõem as vacinas utilizadas no Programa Nacional de Imunizações – PNI, do Ministério da Saúde. As atividades de desenvolvimento tecnológico para a produção de insumos para a saúde estão associadas basicamente à produção de vacinas, soros e biofármacos para uso humano. Sua principal missão institucional é, portanto, atender às demandas primordialmente voltadas para a saúde pública, contribuindo com o Estado no contínuo esforço de prover o bem-estar da população.

A união entre Hemocentro RP e Butatan, somadas à USP e outros parceiros, busca aliar o melhor do conhecimento em terapia celular à experiência no desenvolvimento e produção de produtos aplicados à saúde. Para tornar esta promissora terapia disponível a mais pacientes, faz-se necessário aumentar a escala e otimizar o processo de produção e assim reduzir os custos.

SUPERA Parque

O SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia é um dos principais Habitats de Inovação do Brasil. A iniciativa promove a transferência de conhecimento em diversos tipos de atividades, sendo responsável por atrair e reter empresas tecnológicas, independentemente de seu segmento econômico.

Gerido pela FIPASE, é resultado de uma parceria entre a Universidade de São Paulo, a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e a Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo.

Quem faz parte do SUPERA Parque tem acesso a toda a infraestrutura da Incubadora, do Centro de Tecnologia e do Centro de Negócios. Além disso, empresas que já são consolidadas contam com uma área de 150 mil m², divididos em 126 lotes, para se instalarem e aproveitarem todos os benefícios que o Parque oferece.

A Agência USP de Inovação é o Núcleo de Inovação Tecnológica da USP, responsável por gerir a política de inovação para promover a utilização do conhecimento científico, tecnológico e cultural produzido na universidade, em prol do desenvolvimento socioeconômico sustentável do Estado de São Paulo e do país.

Atua na proteção do patrimônio industrial e intelectual gerado na Universidade de São Paulo, efetuando todos os procedimentos necessários para o registro de patentes, marcas, direitos autorais de livros, softwares, músicas, entre outras criações.

Oferece apoio aos docentes, alunos e funcionários da USP na elaboração de projetos em parceria para melhor gerenciar as relações com os setores empresariais, bem como, comunicar para a sociedade em geral o impacto e os benefícios das inovações guiadas pela ciência desenvolvida pelos pesquisadores da USP.

Por meio de incubadoras de empresas, de parques tecnológicos e de treinamentos específicos, promove o empreendedorismo, oferecendo suporte técnico, gerencial e formação complementar ao empreendedor. Trabalha também na transferência de tecnologias, preocupando-se em colocá-las à disposição da sociedade.

A Agência USP de Inovação está presente em todos os campi da USP: São Paulo, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos.

A In Situ é uma startup da área da saúde, que utiliza a terapia celular como ferramenta para a criação de produtos inovadores. A empresa possui DNA USP, é parceira do SUPERA Parque e já realizou trabalhos de apoio ao Centro de Terapia Celular da USP. Hoje, a startup conta com três produtos em fase de P&D: Biocurativo 3D contendo células-tronco, destinado ao tratamento de feridas crônicas e queimaduras graves; Biogel destinado ao tratamento de feridas menos complexas e cicatrizes; Bioenxerto 3D destinado ao tratamento de recessão gengival.

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto tem por finalidade gerir e promover a cultura da inovação dentro do ambiente do complexo HC-FMRP-USP/FAEPA, incentivando o desenvolvimento de novas soluções e tecnologias aplicáveis à área da saúde e dando andamento aos processo que resultam na sua proteção e no seu acesso à sociedade.

As atividades exercidas são fundamentadas em quatro pilares principais: apoio para proteção por propriedade industrial de tecnologias; gestão administrativa de projetos de co-desenvolvimento ou transferência de tecnologia; prospecção de parcerias; e incentivo ao empreendedorismo.

Dabi Business Park (Ribeirão Preto);

ONOVOLAB (Ribeirão Preto, São Carlos, Araraquara);

Instituto SEB A Fábrica (Ribeirão Preto).

Rolar para cima